quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ecotopia

Que emoção, meu primeiro post no meleca *-*


Espero que ele vá pra frente, e que demonstre o que nós 3 realmente tínhamos em mente quando fizemos um blog, informação, opinião e diversão, junto e misturado (=


Cidade-Verde, porque nem tudo que é verde é meleca.


Eu li ontem, uma notícia no www.abril.com, na parte “planeta sustentável”, sobre a nova sensação no mundo das cidades planejadas e resolvi pesquisar mais um pouco para escrever sobre a dita cuja aqui! Cá entre nosotros, essa coisa de cidade planejada virou moda, né? Principalmente entre os que montam na grana fácil vinda do óleo pretinho que fabrica a sua sacola de compras (entenda como: ganham muito dinheiro devido ao petróleo).


Os Emirados Árabes (que btw é um país, pra você que pensava que era um pedaço da Arábia Saudita haha), estão à frente do projeto mais recente. Abu Dhabi, um dos emirados, está construindo uma cidade total ecológicamente correta, o nome dela é Masdar e vai ficar pronta em 2016. O que não deixa de ser uma ironia, afinal Abu Dhabi é um dos lugares que mais emite carbono no mundo.


Any way, essa construção esta fazendo a queridinha do Oriente Médio, Dubai, e seus superultramega prédios perfeitos, tremer na base, pois uma cidade precursora de idéias para um planeta melhor tem tuudo pra dar certo e se entupir de turistas!



Masdar tem a proposta de reaproveitar toda a água nela usada, não emitir CO2, produzir somente energia limpa, como a solar, a eólica, ou até mesmo uma usina de energia gerada através do hidrogênio, e só terá transportes que utilizem energia renovável (which means: NO CARS). Sem falar no centro de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis!



Além de sustentável, a cidade promete ser linda de morrer, com um maravilhoso projeto arquitetônico, hotéis perfeitos, programas culturais. Também será muito fresca (mesmo estando no deserto). Como? Ar condicionado interno? Nops, tirando vantagem de suas construções planejadas de modo que aproveitem a brisa do mar.


E pra fechar com chave de ouro (gíria da vovó), nem a construção da cidade emiti carbono, pois esta sendo usada energia de um monstruoso campo de captação de energia solar que existe próximo à mesma.


OMG! Choreei de vontade de ir pra lá, rolou um feeling entre vocês dois também? Então da uma comentada, e nos vemos nessa Ecotopia em 2016, ou melhor, 2017 porque eu não quero perder o melhor do tiro ao turista, oops ao alvo em 2016, o assalto nado sincronizado, ou ainda, quem sabe, o handsaoalto handebol!


bjsmil!


0 comentários:

Postar um comentário